Loteria do Draft da NBA de 2024: Chances, história e como funciona
Deputy Commissioner Mark Tatum reveals the top 4 picks at the 2024 NBA Draft Lottery presented by State Farm.
A loteria do Draft da NBA determina a ordem de seleção para o Draft da NBA. Veja como funciona.
> Quando foi a loteria do Draft da NBA de 2024?
A loteria do Draft da NBA de 2024, apresentado pela State Farm, aconteceu em Chicago no dia 12 de maio.
> Quais foram os resultados da loteria do Draft da NBA de 2024?
- Atlanta*
- Washington
- Houston
- San Antonio
- Detroit
- Charlotte
- Portland
- Toronto (troca para o San Antonio Spurs)
- Memphis
- Utah
- Chicago
- Houston (troca para o Oklahoma City Thunder)
- Sacramento
- Golden State (troca para o Portland Trail Blazers)
*Atlanta Hawks subiu da 10ª posição (tinha 3% de chance); foi a primeira vez que o Atlanta Hawks conseguiu a primeira escolha na era da loteria do Draft
Watch the actual behind-the-scenes drawing of ping-pong balls at the 2024 NBA Draft Lottery.
Assista aos bastidores do sorteio das bolas de pingue-pongue na Loteria Draft da NBA de 2024.
TEAM | LOTTERY ODDS |
Detroit | 14.0% |
Washington | 14.0% |
Charlotte | 13.3% |
Portland | 13.2% |
San Antonio | 10.5% |
Toronto1 | 9.0% |
Memphis | 7.5% |
Utah2 | 6.0% |
Brooklyn (to Houston) | 4.5% |
Atlanta | 3.0% |
Chicago | 2.0% |
Houston3 | 1.5% |
Sacramento | 0.8% |
Golden State4 | 0.7% |
1 Essa escolha poderia ser cedida ao San Antonio Spurs
2 Essa escolha poderia ser cedida ao Oklahoma City Thunder
3 Essa escolha poderia ser cedida ao Oklahoma City Thunder
4 Essa escolha poderia ser cedida ao Portland Trail Blazers (via Boston Celtics e Memphis Grizzlies)
> Quais são as probabilidades para cada time na loteria do Draft?
Cada equipe recebe as seguintes probabilidades, começando na ordem inversa da classificação da temporada regular. Por padrão, as probabilidades são as seguintes:
Time > Chance de conseguir a 1ª escolha
- Time 1: 14.0%
- Time 2: 14.0%
- Time 3: 14.0%
- Time 4: 12.5%
- Time 5: 10.5%
- Time 6: 9.0%
- Time 7: 7.5%
- Time 8: 6.0%
- Time 9: 4.5%
- Time 10: 3.0%
- Time 11: 2.0%
- Time 12: 1.5%
- Time 13: 1.0%
- Time 14: 0.5%
Nota: acima, estão as probabilidades padrão caso nenhuma equipe termine com uma campanha idêntica à outra. Quando as equipes terminam com a mesma campanha na temporada regular, alguns critérios de desempate são aplicados e podem alterar ligeiramente as probabilidades.
> Qual é o formato da loteria do Draft?
O Conselho de Governadores da NBA aprovou mudanças no sistema de loteria no dia 28 de setembro de 2017. No novo formato (que começou no Draft de 2019), a loteria do Draft da NBA garante que o time com a pior campanha receba, na pior das hipóteses, a quinta escolha. No sistema anterior ao de 2019, o time com a pior campanha recebia, no pior dos cenários, a quarta escolha.
O novo sistema nivela as probabilidades no topo da loteria do Draft da NBA, de modo que as equipes com as três piores campanhas da temporada regular tenham, cada uma, 14% de chance de ganhar na loteria. Na estrutura anterior à de 2019, o time de pior campanha tinha 25% de chance de ganhar na loteria, o time com a segunda pior campanha tinha 19,9% e o time com a terceira pior campanha tinha 15,6%.
Após a realização dos sorteios para as quatro primeiras escolhas do Draft da NBA, as outras equipes da loteria seguem escolhendo na ordem inversa da classificação na temporada regular.
> Como funciona especificamente a Loteria?
A 39ª loteria anual do Draft da NBA determinou a ordem de seleção das 14 primeiras escolhas do Draft da NBA de 2024. Sorteios foram realizados para determinar as quatro primeiras escolhas do Draft da NBA. As outras “equipes de loteria” selecionaram da 5ª até a 14ª posição, na ordem inversa de sua classificação na temporada regular de 2023-24.
O procedimento da loteria aconteceu em uma sala separada, pouco antes da transmissão nacional da ESPN. A mídia selecionada, dirigentes da NBA e representantes das equipes participantes e a empresa de contabilidade Ernst & Young estiveram presentes nos sorteios.
Quatorze bolas de pingue-pongue, numeradas de 1 a 14, foram colocadas numa máquina de loteria. Existem 1.001 combinações possíveis quando 4 das 14 bolas são sorteadas, independentemente da ordem de seleção. Antes da loteria, 1.000 dessas 1.001 combinações são atribuídas às 14 equipes de loteria participantes. A máquina de loteria é fabricada pela Smart Play Company, fabricante líder de máquinas de loteria estadual nos Estados Unidos. O Smart Play também pesa, mede e certifica as bolas de pingue-pongue antes do sorteio.
O processo de sorteio acontece da seguinte forma: todas as 14 bolas são posicionadas na máquina de loteria para serem misturadas por 20 segundos. Após isso, a primeira bola é retirada. As bolas restantes são novamente misturadas na máquina de loteria por mais 10 segundos, até a segunda bola ser sorteada. São mais 10 segundos para misturar as bolas e sortear a terceira. Depois, mais 10 segundos para misturar as bolas e sortear a quarta. A equipe que recebeu essa combinação recebe a escolha número 1. O mesmo processo é repetido com as mesmas bolas de pingue-pongue e a mesma máquina de loteria para a decisão da segunda até a quarta escolha.
Se o mesmo time aparecer mais de uma vez, o resultado é descartado e outra combinação de quatro bolas é selecionada. Além disso, se uma combinação não atribuída for sorteada, o resultado é descartado e as bolas são sorteadas novamente. O período de tempo em que as bolas são misturadas é monitorado por um cronometrista que fica de costas para a máquina e sinaliza ao operador dela após o tempo apropriado ter decorrido.
Um representante da Ernst & Young supervisiona todo o processo da loteria, preenche e sela os envelopes antes de levá-los ao estúdio para a transmissão. O anúncio dos resultados da loteria foi feito pelo vice-comissário e diretor de operações da NBA, Mark Tatum. Um segundo representante de cada equipe participante estava sentado no palco. Nem o vice-comissário nem os representantes da equipe no palco foram informados dos resultados do sorteio antes da abertura dos envelopes. A equipe cujo símbolo estivesse no último envelope aberto teria a escolha número 1 do Draft da NBA de 2024, que foi realizado entre os dias 26 e 27 de junho.
> E quanto as escolhas de número 15 a 60?
As escolhas do Draft para o restante da primeira rodada (de 15 a 30) e toda a segunda rodada (de 30 a 60) são determinadas pela ordem inversa da classificação da temporada regular. Cada time da NBA recebe uma escolha na primeira rodada e uma escolha na segunda rodada.
A ordem do Draft de 2024 para o restante da primeira rodada foi determinada após o final da temporada regular.
> Qual é a história da loteria do Draft da NBA e quando ela foi usada pela primeira vez?
— 1966-1984: de 1966 a 1984, os times da NBA que finalizavam a temporada regular com a pior classificação em cada conferência participavam de um cara ou coroa. O time que vencesse a disputa na moeda recebia a escolha número 1 do Draft. O time que perdesse, ficava com a escolha número 2. Os outros times escolhiam de acordo com a ordem inversa das suas classificações finais na temporada regular.
— Junho de 1984: o conselho de governadores da NBA votou pela adoção de um sistema de loteria entre os times não classificados para os playoffs (ou os times que conseguiram suas escolhas por meio de negociações) para determinar sua ordem de seleção na primeira rodada do Draft da NBA, começando em 1985. Os times escolheriam em ordem inversa à de suas classificações na temporada regular na segunda rodada (ou, antes do draft ser reduzido para duas rodadas em 1989, em todas as rodadas seguintes).
— Abril de 1986: por meio de uma mudança processual adotada pelo conselho de governadores, a loteria determinaria a ordem de escolha apenas das três primeiras equipes. Os demais times fora dos playoffs selecionariam na ordem inversa da classificação final da temporada regular. Portanto, a equipe com a pior campanha teria a garantia de selecionar, no mínimo, na quarta escolha. A equipe com a segunda pior campanha teria, no mínimo, a quinta escolha, e assim por diante.
— Outubro de 1989: o conselho de governadores da NBA adotou um sistema ponderado, começando com a loteria do Draft da NBA de 1990, que incluiu 11 equipes devido à expansão da liga (Charlotte e Miami juntaram-se à NBA na temporada 1988-89 e Minnesota e Orlando em 1989-90). O time com a pior campanha da temporada regular recebeu 11 chances de ter a primeira escolha (de um total de 66), o segundo pior time teve 10 chances e o time com a melhor campanha entre aqueles fora dos Playoffs teve uma chance.
— Novembro de 1993: o conselho de governadores da NBA aprovou uma modificação que, em vigor à partir da loteria do Draft da NBA de 1994, aumentou as chances dos times com as piores campanhas conseguirem uma das três primeiras escolhas, ao mesmo tempo que diminuiu as chances dos times melhores classificados. O novo sistema aumentou as chances do time com a pior campanha de conseguir a primeira escolha de 16,7% para 25% e diminuiu as chances do time com o melhor histórico entre as equipes participantes da loteria de 1,5% para 0,5%.
— Outubro de 1995: o conselho de governadores da NBA aumentou o número de times participantes da loteria de 11 para 13, para dar conta da adição dos times de expansão de Toronto e Vancouver. A partir de 1996, o time com a pior campanha continuaria com 25% de chance de ter a primeira escolha. As equipes classificadas entre a segunda e a sexta posição teriam chances um pouco menores, a sétima equipe teria as mesmas chances e as equipes classificadas entre a oitava e a décima segunda posição teriam um pouco mais de chances. O número de chances do 13º colocado não mudou.
— 2004: a loteria do Draft da NBA de 2004 aumentou para 14 equipes com a adição do Charlotte Bobcats. No entanto, como parte do acordo de expansão, os Bobcats ficaram na quarta posição no Draft da NBA de 2004 e, portanto, não tiveram chance de receber outras escolhas na loteria.
— Setembro de 2017: o conselho de governadores da NBA aprovou mudanças no sistema de loteria, que entraria em vigor a partir do Draft da NBA de 2019, reduzindo as probabilidades e fazendo com que as três equipes de pior campanha compartilhassem a mesma chance (14%) de receber a escolha número 1 do Draft geral. As probabilidades para os participantes restantes na loteria de 14 equipes seriam reduzidas gradualmente após os três primeiros colocados. Os sorteios seriam realizados apenas para as quatro primeiras escolhas do Draft da NBA. As outras equipes da loteria continuariam escolhendo na ordem inversa à da classificação final na temporada regular.
Qual é a lista de times vencedores da loteria de todos os tempos?
Ano | Time com a 1ª escolha | Chance de vencer a loteria | Jogador escolhido
2024: Atlanta Hawks | 3% | Zaccharie Risacher
2023: San Antonio Spurs | 14% | Victor Wembanyama
2022: Orlando Magic | 14% | Paolo Banchero
2021: Detroit Pistons | 14% | Cade Cunningham
2020: Minnesota Timberwolves | 14% | Anthony Edwards
2019: New Orleans Pelicans | 6% | Zion Williamson
2018: Phoenix Suns | 25% | Deandre Ayton
2017: Boston Celtics | 25% | Markelle Fultz
2016: Philadelphia Sixers | 25% | Ben Simmons
2015: Minnesota Timberwolves | 25% | Karl-Anthony Towns
2014: Cleveland Cavaliers | 1.70% | Andrew Wiggins
2013: Cleveland Cavaliers | 15.60% | Anthony Bennett
2012: New Orleans Hornets | 13.70% | Anthony Davis
2011: Cleveland Cavaliers | 2.80% | Kyrie Irving
2010: Washington Wizards | 10.30% | John Wall
2009: Los Angeles Clippers | 17.70% | Blake Griffin
2008: Chicago Bulls | 1.70% | Derrick Rose
2007: Portland Trail Blazers | 5.30% | Greg Oden
2006: Toronto Raptors | 8.80% | Andrea Bargnani
2005: Milwaukee Bucks | 6.30% | Andrew Bogut
2004: Orlando Magic | 25% | Dwight Howard
2003: Cleveland Cavaliers | 22.50% | LeBron James
2002: Houston Rockets | 8.90% | Yao Ming
2001: Washington Wizards | 15.70% | Kwame Brown
2000: New Jersey Nets | 4.40% | Kenyon Martin
1999: Chicago Bulls | 15.70% | Elton Brand
1998: Los Angeles Clippers | 22.56% | Michael Olowokandi
1997: San Antonio Spurs | 21.60% | Tim Duncan
1996: Philadelphia Sixers | 33.73% | Allen Iverson
1995: Golden State Warriors | 9.40% | Joe Smith
1994: Milwaukee Bucks | 16.30% | Glenn Robinson
1993: Orlando Magic | 1.52% | Chris Webber
1992: Orlando Magic | 15.15% | Shaquille O’Neal
1991: Charlotte Hornets | 10.61% | Larry Johnson
1990: New Jersey Nets | 16.67% | Derrick Coleman
1989: Sacramento Kings | 11.11% | Pervis Ellison
1988: Los Angeles Clippers | 14.29% | Danny Manning
1987: San Antonio Spurs | 14.29% | David Robinson
1986: Cleveland Cavaliers | 14.29% | Brad Daugherty
1985: New York Knicks | 14.29% | Patrick Ewing